BREVE HISTÓRICO DO SEBAEN

O Seminário Batista Amazônico Eurico Nelson (antiga Faculdade Batista de Teologia do Amazonas – FBTA), iniciou suas atividades no ano de 1983, instalada nas dependências do Instituto Batista Ida Nelson – IBIN, oferecendo inicialmente apenas o curso de Bacharel em Teologia, hoje, Curso Avançado em Ministério com Habilitação em Ministério Pastoral.

Em 1992, foi criado o curso de Bacharel em Educação Religiosa. O antigo curso de bacharelado em Educação Religiosa transformou-se no atual Curso Avançado em Ministério com Habilitação em Educação Cristã, totalmente reformulado.
Em 1998, o curso Básico em Música Sacra teve suas atividades iniciadas. Atualmente o SEBAEN oferece o Curso Avançado em Música Sacra, com ênfases em Canto Coral e Educação Musical.
A novidade para 2021 é a Convenção Batista do Amazonas oferecer, através do SEBAEN, o seu mais novo curso, o Curso Avançado em Missiologia.
Além dos cursos citados, o SEBAEN oferece, ainda, os Cursos Básico e Intermediário em Ministério, direcionado à liderança das igrejas batistas da cidade de Manaus.
O SEBAEN foi completamente modernizado e atualizado, com o único propósito de contribuir para o alcance dos objetivos da Obra de Deus e das igrejas batistas sediadas na Amazônia brasileira. É um programa de formação inicial e continuada que estimula o aluno a pensar, criar, buscar e compreender crítica e espiritualmente o mundo. Não deixando de lado o pleno exercício da vocação ministerial de cada cristão, especialmente do vocacionado, por meio das Horas Complementares, desde o início do curso.
Os frutos do esforço da Convenção Batista do Amazonas, com respeito à formação ministerial de vocacionados, estão nas igrejas tanto da capital como do Interior. São dezenas de pastores, educadores e líderes que estão levando a Obra de Deus avante em nosso grande Estado do Amazonas.
Nossa expectativa é que, nesse novo momento, com o SEBAEN, muitos vocacionados sejam despertados, treinados e formados. Que daqui a alguns anos possamos ver nossas igrejas muito mais fortalecidas com ministros fortes do ponto de vista bíblico, doutrinário, teológico e eclesiástico e com forte identidade denominacional.